ANIMANIMAL
Memórias Ancestrais
Iconografia animal através do tempo
Desde os primórdios da humanidade, o animal é a primeira manifestação de pintura representada pelo homem, como função simbólica, mágica, religiosa ou sacrificial.
Estas representações visuais, tanto na forma como na cor, fundem-se numa relação quase simbiótica em que os animais se interpenetram, transmutam, desmultiplicando-se noutros.
Esta linguagem transmite-nos a ideia mimética em que o animal habita o homem, já que sempre foi utilizado de forma metafórica e simbólica, espelhando traços específicos do comportamento humano.
Se esta linguagem figurativa descende da mentalidade primitiva, assim continuou a desenvolver-se de forma metafórica, desde a pintura rupestre, aos manuscritos da Idade Média, renascimento, capitéis e portais de edifícios religiosos, através das artes plásticas, expressas em artistas como Arcimboldo, Picasso, Matisse, Dali, passando igualmente pela publicidade.
A iconografia animal continua símbolo da expressão artística do homem, integrando-o na sua imagética, permanecendo intemporal no nosso imaginário.
Teresa Ribeiro, abril 2024
Desde os primórdios da humanidade, o animal é a primeira manifestação de pintura representada pelo homem, como função simbólica, mágica, religiosa ou sacrificial.
Estas representações visuais, tanto na forma como na cor, fundem-se numa relação quase simbiótica em que os animais se interpenetram, transmutam, desmultiplicando-se noutros.
Esta linguagem transmite-nos a ideia mimética em que o animal habita o homem, já que sempre foi utilizado de forma metafórica e simbólica, espelhando traços específicos do comportamento humano.
Se esta linguagem figurativa descende da mentalidade primitiva, assim continuou a desenvolver-se de forma metafórica, desde a pintura rupestre, aos manuscritos da Idade Média, renascimento, capitéis e portais de edifícios religiosos, através das artes plásticas, expressas em artistas como Arcimboldo, Picasso, Matisse, Dali, passando igualmente pela publicidade.
A iconografia animal continua símbolo da expressão artística do homem, integrando-o na sua imagética, permanecendo intemporal no nosso imaginário.
Teresa Ribeiro, abril 2024