1994 - Ecce Homo |
Textos do CatálogoCiclo ECCE HOMO - 1994
É possível que o pendor matérico e o sentido de pesquisa que, de algum modo, hoje encontramos nos trabalhos de Teresa Ribeiro já venham da sua experiência nos domínios da Tapeçaria. Conhecemos na sua obra aspectos que parecem decorrer do gosto pela associação de conteúdos simbólicos heterogéneos e pelo diálogo entre materiais com cargas semânticas diferentes, numa tentativa de estabelecer uma possível osmose entre linguagens (música/pintura, por exemplo). Neste contexto a artista consegue alcançar, através de fortes recursos cromáticos e gestuais, virtualidades evocativas e registos memoriais que vão inserir-se no campo duma sinalética inesperada, vivificante e ampliante! Na fase presente, Teresa Ribeiro parece buscar um relançamento das técnicas mistas, utilizando colagens de papel vegetal pintados com anilinas e pasteis de óleo, a enfatizar um universo pictórico onde a interpenetração dos planos figurados se faz entre jogos tonais, claro-escuro, sugerindo visibilidades que não reduzem, que apontam mas não desgastam o registo corporal de cada tema! E a sua temática é agora muito abarcante; remete-nos para os domínios da reflexão sobre o Homem, nas suas profundas tensões existenciais, e também para os planos mais intemporais e espiritualizados da sua realidade. Hugo Beja 1994 |
Catálogo da Exposição
|